logo f lopes cor

No dia 16 de Novembro, teve lugar, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, a apresentação dos primeiros 150 apoiantes da candidatura do camarada Francisco Lopes à Presidência da República.

Os resultados, há quatro anos obtidos pela candidatura do Partido, a candidatura do camarada Jerónimo de Sousa, na região, com vitórias nos Concelhos de Alcácer do Sal e Grândola, não só nos dão ânimo e confiança como mostram que é possível um resultado muito positivo desta Candidatura.É para isso que vamos trabalhar.Temos a convicção de que não faltará o empenho, a participação e mobilização de todos.”, afirmou o camarada Manuel Valente."

Intervenção de Manuel Valente, membro do Comité Central e responsável pela Organização Regional do Litoral Alentejano do PCP

Camaradas e Amigos:

Esta iniciativa enquadra-se nas iniciativas de pré-campanha e campanha eleitoral da candidatura do Partido, a candidatura do camarada Francisco Lopes para as Eleições Presidenciais  que se realizam no próximo dia 23 de Janeiro de 2011.

Com as principais candidaturas já apresentadas, e no terreno, com o avançar do tempo e com a situação económica e social com que o País e os trabalhadores estão confrontados, as Eleições Presidenciais ganham uma nova centralidade e constituem uma prioridade, numa visão integrada da nossa acção e intervenção política.

A par da mobilização para a manifestação "Paz Sim Nato Não", que se realiza no próximo Sábado, dia 20 em Lisboa, do Marquês de Pombal aos Restauradores;

A par da mobilização dos trabalhadores para a Greve Geral do próximo dia 24;

A par do desenvolvimento da campanha "Portugal a Produzir";

A par da campanha de reforço do Partido "Avante por um PCP mais Forte", que o País e os trabalhadores precisam;

As Eleições Presidenciais são uma importante batalha política e  eleitoral a reclamar e exigir a participação de todos os militantes do Partido, dos activistas e apoiantes da candidatura.

Hoje, nesta iniciativa, divulgamos os primeiros 150 apoiantes da candidatura, dos mais de 500 que já declararam o seu apoio incondicional, quer através do preenchimento da propositura para a legalização da candidatura, quer subscrevendo as listas de apoio político à candidatura que estão a circular e a recolher apoios.

Há ainda muita gente para contactar, muita gente disponível para dar o seu apoio à candidatura. Falta o contacto.

Este é o trabalho que temos de prosseguir e intensificar nos próximos dias.

Não vamos apresentar individualmente cada um dos apoiantes, porque para nós, todos eles têm um grande significado político.

Mas não podemos deixar de destacar que nos apoiantes estão representados praticamente todos os sectores de actividade da região e áreas de intervenção social e política; gente ligada ao mundo do trabalho, trabalhadores no activo, delegados e dirigentes sindicais, membros de comissões de trabalhadores; gente ligada às autarquias, autarcas das Câmaras Municipais, Assembleias Municipais, Juntas e Assembleias de Freguesia.

Gente ligada à Saúde, à Educação e Ensino, à Cultura e ao Desporto, à Protecção Civil, aos movimentos dos Reformados, das Mulheres, da Juventude, das Colectividades de Cultura e Recreio.

Gente ligada aos pequenos e médios Empresários e Comerciantes, aos Agricultores, às comissões de utentes do Litoral Alentejano, ao Movimento da Paz e da Solidariedade.

Gente independente, muitos dos quais participaram nas listas da CDU, o que demonstra claramente o apoio alargado à candidatura, mas que ainda é possível aumentar e ampliar.

Camaradas e Amigos;

Gostaríamos também de anunciar os representantes do mandatário distrital em cada Concelho;

- Em Alcácer do Sal - José Passos, membro do PCP, dirigente sindical do STAL, responsável pela região e Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria.

- Em Grândola - Maria de Fátima Luzia, membro do PCP, técnica superior na Câmara Municipal de Grândola e Presidente da Junta de Freguesia de Grândola.

- Em Odemira-  Maria Luísa Palma, professora aposentada, membro da Assembleia Municipal de Odemira.

- Em Santiago do Cacém - Álvaro Beijinha, independente, advogado e vereador na Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

- Em Sines - Hélder Guerreiro, membro do PCP, engenheiro químico, membro da comissão central de trabalhadores da Galp Energia.

Camaradas e amigos.

A campanha vai prosseguir e o seu ritmo vai intensificar-se.

Permitam-me que refira duas importantes iniciativas que temos marcadas para os próximos dias, também elas a reclamar o nosso envolvimento na mobilização e a nossa participação.

Dia 26 de Novembro - às 21 horas, em Alcácer do Sal, na PAZOA, um Comício Regional com a participação do Secretário-Geral do Partido, o camarada Jerónimo de Sousa.

No dia 5 de Dezembro, um Almoço-Convívio, no Salão do Povo, em Sines, com a participação do camarada Francisco Lopes.

Para além destas duas iniciativas e da Jornada Nacional de Propaganda, a decorrer, que se iniciou no dia 11, há ainda muito por fazer quanto à planificação da Campanha, realização de iniciativas, debates, sessões, quanto á colocação de propaganda fixa, e tudo é muito importante, mas o que é decisivo é o contacto directo com as pessoas, o esclarecimento e mobilização para o voto explicando as razões e os objectivos da Candidatura.

Uma Candidatura patriótica e de Esquerda

Uma Candidatura que diferentemente das outras não está comprometida nem com a direita nem com a política de direita, uma Candidatura que exige a ruptura e a mudança, uma Candidatura que está com a Greve Geral, uma Candidatura comprometida  com os interesses dos trabalhadores e o Povo.

Uma Candidatura preparada para assumir todas as responsabilidades que o Povo lhe confiar.

Camaradas e amigos.

Os resultados, há quatro anos obtidos pela candidatura do Partido, a candidatura do camarada Jerónimo de Sousa, na região; com vitórias nos Concelhos  de Alcácer do Sal e Grândola, não só nos dão ânimo e confiança como mostram que é possível um resultado muito positivo desta Candidatura. É para isso que vamos trabalhar.

Viva Portugal.

Viva a Candidatura do camarada Francisco Lopes.

Santiago do Cacém, 16 de Novembro de 2010.