Imprimir

reparacao_ic1 

Foi aprovado por unanimidade, ontem, o projecto de resolução apresentado pelo PCP na Assembleia da República pela intervenção urgente na recuperação do IC1 - troço Alcácer do Sal/Grândola.

O PCP considera que a aprovação desta resolução é uma vitória de toda a população do Litoral Alentejano, especialmente para as de Alcácer do Sal e Grândola. E que é a consequência da intensa luta que as populações têm desenvolvido ao longo destes últimos anos pela resolução deste grave problema, luta esta desenvolvida através da Comissão de Utentes do IC1 e sempre com o apoio das autarquias locais de Alcácer do Sal e Grândola.

Relembramos que durante sucessivas legislaturas, o PCP suscitou na Assembleia da República a questão da beneficiação do IC1, e apresentou ano após ano a proposta de reforço de verba em PIDDAC para que o Orçamento do Estado garantisse uma intervenção séria nesta estrada e em todo este eixo. E na anterior Legislatura, o PCP apresentou propostas concretas no sentido de contribuir para que a decisão política avançasse rapidamente, designadamente com os Projetos de Resolução n.º 1069/XII e n.º 1283/XIII. A votação de tal proposta realizou-se em 25 de julho de 2014 e registou os votos favoráveis do PS, PCP, BE e PEV e os votos contra do PSD e CDS-PP.

 

A resolução aprovada recomenda ao Governo que promova, com caráter de urgência, as medidas necessárias para garantir que a recuperação e beneficiação do IC1, no troço Alcácer do Sal/Grândola, seja realizada com a máxima rapidez, promovendo as condições de circulação em plena segurança de forma consentânea com o nível de serviço exigível a um eixo viário fundamental e salvaguardando o interesse público, no plano judicial se necessário.

 

O PCP saúda toda a população por esta importante vitória e assume que as populações do Litoral Alentejano podem continuar a contar com o PCP na continuação desta luta até as obras estarem concluídas tal como apela à continuidade da luta em defesa dos seus direitos e das suas justas reivindicações.

 

3 de Junho de 2016

A DORLA do PCP