Comunicado da DORLA

A Direcção da Organização Regional do Litoral Alentejano (DORLA) do PCP, vem por este meio solidarizar-se e demonstrar o seu apoio à luta dos trabalhadores da Manindústria que estão ligados ao contracto com a Central Termoeléctrica de Sines.

Recentemente foram anunciados os lucros da empresa EDP em 2008, lucros estes cresceram em 20% fixando-se nos 1.092 milhões de euros. Estes lucros que representam um brutal aumento, num cenário de profunda crise derivada das más políticas de direita, mas também de muito aproveitamento por parte dos grandes grupos económicos.

Os trabalhadores da EDP e os trabalhadores da Manindústria foram os obreiros destes resultados, mas enquanto os grandes accionistas do grupo EDP levam para casa chorudos cheques, os trabalhadores levam cada vez menos poder de compra, maiores dificuldades em pagar as prestações da sua habitação, aumento de horas de trabalho, em suma piores condições de vida e de trabalho. Podemos concluir facilmente que o aumento de 1,4% como defendem os trabalhadores é apenas uma “gota de água” no oceano dos milhões dos lucros.

A crise está a ser desculpa para os maiores ataques aos trabalhadores, exige-se que se trabalhe mais e que se recebe pior, ataca-se selvaticamente o direito ao trabalho generalizando a precaridade. A DORLA do PCP gostaria de transmitir uma mensagem de esperança à luta dos trabalhadores da Manindustria de que “Sim é Possível, uma vida melhor”, porque nós não estamos condenados a continuar assim, é possível através da unidade, da determinação e da luta dos trabalhadores alcançar-mos uma vida melhor.