O aproveitamento hidroagrícola de Vale do Sado remonta aos anos 40 do século passado, necessitando já de uma intervenção de requalificação. Estima-se que o perímetro de rega tenha uma perda de água na ordem dos 30%, o que é bastante significativo.
O Sistema de Rega do Vale do Sado integra a Barragem do Pego do Altar, a Barragem de Vale do Gaio e conta com um perímetro de rega de cerca de 200 Km.
Está previsto a realização de obras de requalificação do perímetro de rega em cerca de 80 km. Na sequência desta intervenção prevê-se que o fornecimento de água para a atividade agrícola no ano de 2020 seja interrompida.
Não está em causa a necessidade de realização das obras de beneficiação do sistema de rega, mas é necessário encontrar soluções, como foram encontradas noutras regiões do país, por exemplo fazendo a obra de forma faseada, sem colocar em causa o financiamento da intervenção e que simultaneamente permita o fornecimento de água, de forma a minimizar os impactos negativos nos rendimentos dos agricultores e na perda de produção.