O concelho de Odemira está desertificado, envelhecido, a sua população diminuiu. Odemira tem o maior numero de desempregados inscritos do distrito de Beja, não tem praticamente aparelho produtivo, a agricultura e a pesca definham aos poucos, temos as principais estradas e muitas outras em muito mau estado, e vários serviços públicos encerraram ou estão em risco de encerrar. O trabalho sazonal, a precariedade e a falta de direitos laborais são uma realidade. A falta de médicos e outros profissionais de saúde, o objectivo de encerrar mais 10 escolas básica são matérias que preocupam o Partido e que devem ser prioridade na nossa intervenção.
Esta caracterização é consequência das politicas de direitas de sucessivos governos sejam PS, PSD, com ou sem CDS-PP, acompanhadas de uma gestão municipal do PS no concelho que procurando afastar-se do governo PS, nada faz para contrariar estas politicas.
Depois da Assembleia realizou-se um almoço comemorativo do 90º aniversário do PCP que contou com a participação de 90 camaradas e amigos.
Ambas as iniciativas contaram com a presença do camarada Dias Coelho.