A situação actual que se vive em Portugal e no mundo em resultado do desenvolvimento do surto por novo coronavírus coloca novos desafio não antes sentidos no país.
Os números mais recentes apresentados pelo INE mostram que há zonas do país em que a população empregada em actividades agrícolas é relevante, com particular destaque para a região do Litoral Alentejano, e mais particularmente no caso do concelho de Odemira, onde se registam 6.217 trabalhadores agrícolas.
Estes trabalhadores agrícolas encontram-se em situação vulnerável já que muitos deles trabalham de forma concentrada em estufas ou em outras actividades similares onde pode não ser possível assegurar distâncias mínimas que evitem contágio e propagação da doença no caso de haver algum foco de infecção.
Neste sentido o grupo parlamentar do PCP questionou o governo sobre que medidas estão equacionadas para identificar casos em que se registe elevado número de trabalhadores agrícolas, que planos de prevenção estão accionados e que planos há para responder em situação de infecção.