O PCP apresentou um conjunto de questões ao Governo, através do Ministério da Saúde, solicitando esclarecimentos sobre o estado atual e os atrasos na concretização do novo Centro de Saúde de Vila Nova de Milfontes.

 

Em novembro de 2020, foi assinado um Protocolo de Colaboração entre o Município de Odemira e a Unidade Local de Saúde Litoral Alentejano (ULSLA) para a construção do novo Centro de Saúde. O investimento total previsto para esta infraestrutura era de 1,3 milhões de euros, apoiado pelo fundo comunitário Portugal 2020. Além disso, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) também prevê o financiamento de outras duas obras no concelho, incluindo a construção do novo Centro de Saúde de Vila Nova de Milfontes, no valor de 1.207.317,07 euros.

 

No entanto, apesar das expectativas criadas com a assinatura do protocolo e dos recursos financeiros disponibilizados, até o momento não houve avanços significativos na concretização deste projeto tão importante para a população local.

 

Face à situação, o PCP solicita ao Governo esclarecimentos sobre o seguinte:

1.     Qual é o estado atual do concurso para a empreitada do novo Centro de Saúde de Vila Nova de Milfontes? Quais são as etapas já realizadas e as previstas?

2.     Quais são os motivos para o atraso na concretização deste projeto, considerando o protocolo de colaboração assinado entre o Município de Odemira e a ULSLA, bem como o financiamento previsto pelo PRR?

3.     Quais são as medidas que o Ministério da Saúde pretende adotar para assegurar a efetiva construção do novo Centro de Saúde de Vila Nova de Milfontes e garantir uma resposta adequada às necessidades de saúde da população local?

O PCP destaca a importância dessa infraestrutura para a melhoria dos cuidados de saúde na freguesia de Vila Nova de Milfontes e reforça a necessidade de se assegurar a concretização desse projecto tão aguardado pela população. O Pártico espera que o Governo tome as medidas necessárias para que a construção do novo Centro de Saúde seja efectivamente realizada, proporcionando uma resposta adequada às necessidades de saúde da população local.