Realizou-se no domingo, dia 28 de outubro 2022, no Cercal do Alentejo, a VIII Assembleia da Organização Concelhia de Santiago do Cacém, sob o lema: " Um Partido mais Forte, Com os Trabalhadores e as Populações, Lutar e vencer "
Na Assembleia, onde participaram 67 delegados, foi aprovada uma resolução política onde se abordam as questões da situação económica, social e política do País. As políticas de austeridade do Governo PSD/CDS. A resistência dos trabalhadores contra estas medidas de austeridade e contra o pacto de agressão assinada pelas troikas nacionais e estrangeiras e as consequências no Concelho e nas condições de vida dos trabalhadores e das populações.
Também na Resolução Política estão as propostas do PCP para o Concelho.
No capítulo do Partido são avançadas linhas de orientação e medidas para reforçar a organização do Partido, no Concelho e aumentar a sua influência social política e eleitoral. foram abordadas as questões do XIX Congresso do Partido e as comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal.
Foram ainda aprovadas duas moções. Uma de apoio à Greve Geral do dia 14 de Novembro, convocada pela CGTP-IN, e apelando à participação dos trabalhadores e das populações, e outra a exigir a conclusão das obras do IP8/A26 da ligação a Sines - Ficalho, obras que estão paralisadas, por decisão do Governo, depois do estado ter investido muitos milhões de euros, uma obra estruturante para o desenvolvimento do Concelho da Região e do País.