Realizou-se no passado dia 17 de Junho uma audição no auditório António Chainho em Santiago do Cacém sob o lema “Reforçar o SNS, Valorizar os Profissionais de Saúde, Garantir o Acesso à Saúde” e contou presença de Jorge Pires membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.
Nesta audição além de se apresentar o Plano de emergência para a saúde do PCP, fez-se um diagnóstico dos problemas e necessidades da saúde na região do Litoral Alentejano, por via das intervenções dos seus participantes, sejam profissionais da saúde, utentes ou autarcas.
A realidade é complexa, onde se destaca a grave falta de profissionais de saúde, sobrecarregando o actual contingente, levando os profissionais à exaustão. Este problema que já tem anos foi agudizado tendo em conta o surto epidemiológico que atravessamos, trazendo sérios problemas para os profissionais de saúde e para os utentes.
A agravar estes problemas temos a desvalorização das profissões e suas carreiras na área da saúde a juntar à precariedade laboral ou em alguns casos à falta de condições de trabalho.
O reforço do SNS e a valorização dos seus profissionais é condição essencial para garantir um SNS forte e robusto capaz de dar resposta a todas as necessidades da população, garantindo o acesso de todos a este elementar direito que é a saúde.