Por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Célula dos trabalhadores da Câmara Municipal de Santiago do Cacém lançou uma saudação às trabalhadoras da Autarquia.
"Ao longo dos últimos 90 anos, a luta das mulheres pelo reconhecimento de direitos e pela sua participação em igualdade teve no PCP, e nas mulheres comunistas, o mais coerente e combativo aliado.", lê-se na saudação.
SAUDAÇÃO
8 MARÇO
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Assinalando os 100 anos das comemorações do Dia Internacional da Mulher a fim de estabelecer a igualdade e os direitos para as mulheres, a Célula da Câmara Municipal de Santiago do Cacém do PCP saúda todas as trabalhadoras da Autarquia. Ao longo dos últimos 90 anos, a luta das mulheres pelo reconhecimento de direitos e pela sua participação em igualdade teve no PCP, e nas mulheres comunistas, o mais coerente e combativo aliado. O PCP apela à luta, das mulheres, pela ruptura com a política de direita e por uma nova política que defenda ao seus direitos, quando as mulheres: - continuam a ser vitimas de descriminação laboral em matéria salarial, - continuam a ser vitimas em matéria de efectivação e cumprimento dos direitos de maternidade,- continuam a ser vitimas quanto ao acesso ao emprego, - são as mais afectadas quando se fala em desemprego,- têm os mais baixos níveis de protecção social,- são vitimas de violência doméstica, que aumenta a cada dia devido à pobreza e deterioração das condições sociais,- têm baixos níveis de participação na vida cívica, politica e nos centros de decisão, - têm dificuldades em articular a sua vida familiar com a profissional, pela falta de uma rede pública de infantários adequada e com preços acessíveis,
- são as mais afectadas quando se fala no ataque sem precedentes às funções sociais do Estado, nomeadamente através do encerramento de serviços públicos (escolas do 1º ciclo do ensino básico, maternidades, centros de saúde, urgências hospitalares, entre outros).
A luta tem de continuar:- A exigir dos poderes públicos o cumprimento dos direitos das mulheres, através do aprofundamento dos direitos e liberdades fundamentais, do cumprimento e da exigência do cumprimento da Constituição da República Portuguesa, designadamente, na protecção da função social da maternidade e paternidade, no direito das mulheres à igualdade na família, no trabalho e na sociedade e na efectivação dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
- A manifestar solidariedade às mulheres de todo o Mundo, que todos os dias lutam pela paz e pela independência nos território ocupados e em guerra e pelo fim das discriminações.
As mulheres que sofrem, não se podem calar nem desistir! Dentro de cada Mulher, há sempre uma… MULHER, a Lutadora Dia 8 de Março, Dia de grande esplendorVamos aqui homenagear
O maior símbolo do amorDia Internacional da MulherEsse ser tão especial e peculiarViva a todas as mulheres
Que pretendemos homenagear
Um ser impomparável
Que à terra veio para dar vida
Cheia de garra e coragem
Disso já ninguém duvida Ela é um tanto autênticaPara não dizer ousada
Rompeu preconceitos e barreiras
Em busca de ser valorizadaDurante muito tempo
A mulher se conformou
Como não há mal que dure para sempre
Essa situação acabouA mulher do novo século
Redescobriu o seu valorEnfrenta o dia-a-diaCom toda a sua garra e fulgor E hoje...Seu espaço a mulher ocupou
Com a sua luta ela conseguiuSer mãe, dona de casa e ter um trabalho
A MULHER nunca desistiu
Uma MULHER no meio e em nome de tantas MULHERES