No quadro da actividade do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da Republica foi realizado um conjunto de contactos com associações de agricultores do concelho de Alcácer do Sal no passado dia 30 de Novembro de 2017 em torno das questões da seca.
Uma delegação do PCP, que contou com a presença de Paula Santos, deputada do PCP, reuniu com a Associação de Agricultores de Alcácer do Sal, Aparroz, Associação de Regantes do Vale do Sado e agricultores da zona da Herdade da Comporta associados na Associação de Agricultores do distrito de Setúbal.
Esta iniciativa enquadrada numa acção mais geral, um pouco por todo o país, procurou conhecer mais de perto com as consequências e real dimensão da situação de seca existente no país e mais concretamente no concelho de Alcácer do Sal que está a ser particularmente afectada, onde o nível de reservas de agua nas barragens e outros é muito baixo, pondo em causa a alimentação de gado e a própria produção de arroz para 2018, se não houver alteração rapidamente da situação.
Procurou também recolher um conjunto largo de contributos e sugestões para a tomada de medidas que procurem minimizar o problema no curto prazo, mas também medidas que preparem o país para uma maior regularidade deste tipo de fenómenos fruto das alterações climáticas.
Para o PCP ficou claro que a não concretização de um conjunto de investimentos nos últimos anos, pelos sucessivos governos, diminuiu em grande parte a capacidade de resposta a estes fenómenos que se tornam cada vez mais regulares. Neste conjunto de investimentos, a dinamização do regadio para além do previsto no Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva assume particular importância.
O PCP assumiu o compromisso de preparar e apresentar medidas em defesa da agricultura e do mundo rural e de resolução de situação dos agricultores que procurem a resolução deste problema no quadro das suas responsabilidades.