As populações do Litoral Alentejano continuam até hoje a sofrer as consequências de uma política de degradação da ferrovia e de encerramento de serviços, que neste território não teve quaisquer medidas do Governo, da IP e da CP que revertessem a situação.

 

Em dezembro de 2011, poucos meses depois de tomar posse, o Governo PSD/CDS de Passos Coelho e Paulo Portas deu orientações para o encerramento do transporte regional na Linha do Sul. Os oito comboios regionais diários que existiam então nessa linha foram todos suprimidos. Foi desde essa altura até hoje que as populações do Alentejo Litoral e do Distrito de Setúbal ficaram sem comboios regionais – sendo que os Governos PS até hoje não trataram de repor essas ligações.

 

Não podemos deixar de sublinhar as situações em que a população ficou completamente desapossada de transporte ferroviário, ficando literalmente a ver os comboios passar, em estações ou apeadeiros sem serviço. São os exemplos de Luzianes-Gare, Pereiras-Gare, Monte Novo – Palma, Canal Caveira, Azinheira dos Barros, Lousal, Alvalade, e com natural destaque para a sede de concelho Alcácer do Sal.

 

A devolução da ferrovia regional às populações do Litoral Alentejano é uma exigência de elementar justiça e uma medida de evidente racionalidade na qualificação e desenvolvimento territorial e de política ambiental e energética.

 

A ferrovia tem de ser equacionada efetivamente como modo de transporte estruturante e fator fundamental de articulação e coesão territorial, e não apenas quando em serviço de longo curso. Mesmo nos casos em que não seja “competitivo” face ao transporte rodoviário para viagens mais longas, o comboio (e mais ainda o comboio em linha eletrificada) é uma resposta indispensável no sistema de mobilidade. Em particular quando se trata de um transporte regional, com serviço a freguesias e até sedes de concelho com profundas carências de transportes públicos e incontornáveis necessidades de deslocações dos cidadãos para acesso aos mais diversos serviços e atividades – incluindo por exemplo o Ensino Superior, em que o Instituto Politécnico de Setúbal, na proximidade do Apeadeiro de Praias do Sado, assume uma importante centralidade regional.

 

PCP PROPÕE

Ø Promover a requalificação e reabertura do serviço regional e inter-regional de transporte ferroviário no Litoral Alentejano e Distrito de Setúbal;

 

Ø Assegurar a passagem por Setúbal no serviço Intercidades Lisboa/Faro de um comboio em cada sentido;

 

Ø Retomar o serviço regional de passageiros na Linha de Sines, 

a)  Numa primeira fase, servindo as estações e apeadeiros atualmente existentes com ligação a Ermidas – Sado e a Setúbal;

b)  Numa fase posterior, promovendo em articulação com o Município de Sines e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral o estudo de localização adequada e a construção da nova Estação de Sines, interface intermodal para o transporte público;

 

Ø Adequar a articulação do transporte ferroviário e dos horários dos serviços Intercidades com as necessidades das populações e dos utentes, incluindo a consideração das deslocações pendulares.