O Grupo Parlamentar do PCP tem vindo a acompanhar e inclusivamente já questionou o Governo sobre a necessidade de utilizar os meios ao seu dispor para salvaguardar a continuidade da atividade agrícola na Herdade da Comporta. Em resposta, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural afirmou que acompanha todas as matérias com interesse na área da agricultura sem, no entanto, concretizar nem o tipo, nem como faz esse acompanhamento em relação à Herdade da Comporta.
Tomámos conhecimento através dos órgãos de comunicação social da venda da Herdade da Comporta – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, que gere os projetos no ramo imobiliário e turístico, à Ardma Imobiliário. Era ainda referido que se previa o avanço do processo da venda da Herdade da Comporta – atividades agrosilvícolas e turísticas, responsável pela área agrícola.
Tendo em conta a importância da atividade agrícola na Herdade da Comporta para os agricultores rendeiros, para a região, o Governo, através dos instrumentos que dispõem, deve intervir para salvaguardar o interesse nacional associado à atividade agrícola.
Em anexo documento completos entregues na Assembleia da República.